A HORA DO BERRO RESPONDE A CRIADORES E FALA DA 12ª EXPOVEC.



No dia de hoje 01, no programa Hora do Berro, o radialista Murilo Gomes abriu o programa explanando sobre o cuidado com água que vem sendo não só, um problema do nordeste e sim de quase todo pais. Murilo enfatizou que o ser humano precisa rever seus conceitos na reutilização da água, para que a falta de água não seja um problema casual, e se torne uma rotina para a humanidade.

Em seguida o radilista colocou em pauta as perguntas dos ouvintes e criadores. Um dos ouvintes  perguntou qual a diferença entre bodes,  cabras, ovelhas e carneiros com, e sem pontas(chifres). O veterinário Dr Marcos Franco participante do Programa, respondeu que não há muito problema em criar animais com ou sem ponta. Mas, salientou que não é aconselhável criar bodes sem chifres, “se por um acaso o criador adquirir algum animal novo, e notar em seu desenvolvimento que o bode não esta nascendo chifre, é bom descarta esse animal. O único problema de cabras com ponta, é que as mesmas podem da marradas uma nas outras, e causar abortos nos animais gestantes.” Explicou Marcos Franco.

Murilo falou também, que hoje 01 de Março, tem inicio a 12ª EXPOVEC e 5ª FAESE  no parque de Exposição Joao Cleomatas em Aracaju-se. Onde aconteceram inúmeras palestras sobre caprinos e ovinos, leiloes e a 1ª etapa da copa nordeste de raça santa Inês. Ira acontecer também, 20 mil reais em premiação para exposição raqueadas das raças Gir e Nelore de gado.


Em mais um questionamento de criadores, o veterinário Marcos Franco, falou sobre cabras e ovelhas no cio. Ele informou que aqui no nordeste, os animais entram no período do cio, de 21 em 21 dias. Já na região sul e sudeste do país, apenas uma vez por ano, devido ao clima. E o ideal para fazem o período de monta, é aparte do 12º meses de vida das cabras. Pois antes desse período, pode atrasar o crescimento e desenvolvimento das cabritas. Ele não aconselha fazer antes de um ano de vida do animal. O peso ideal das cabras gestantes, é que elas estejam entre 30 a 40 quilos. Outra dica importante que o veterinário citou, foi que o sal mineral tem que ser dado de janeiro a janeiro.


Redação:Eloy Netto.

Comentários