PRODETER - BNB PARTICIPOU DA 1ª SERRA EXPOBERRO, QUE SEDIOU A EXPOSIÇÃO NORDESTINA DAS RAÇAS DORPER & WHITE DORPER 2023 EM SERRA TALHADA – PE.

 



O Banco do Nordeste participou nos dias 18 a 23/04/2023, da 1ª Serra ExpoBerro e Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023, realizado na cidade sertaneja de Serra Talhada – PE, evento de grande reconhecimento no setor no País, pela primeira vez foi realizada no interior Pernambucano. Aberto ao público, o evento contou com amostragem de mais de 800 animais de alta linhagem genética de criadores de expressão de todo Nordeste.

O evento foi uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Unidade do Sertão do Pajeú de Serra Talhada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada – PE, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Urbano e Sustentável, e contou com apoio do SESC - Serviço Social do Comércio de Serra Talhada, e Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

 

*Foto visita no Stand BNB da equipe PROSPERA, Samuel Castro do MI-MDR e Coordenador da Rota do Cordeiro Edmundo Gomes.*

A exposição contou com mais de 40 expositores, que reuniu 565 animais inscritos de altíssima qualidade das raças Dorper & White Dorper, o evento entrou para história da ovinocultura, foi considerada a maior Nordestina já realizada, fontes da ABCDorper. “Pernambuco foi palco de um evento grande, que veio com força para para se consolidar no circuito de exposições, serra está de parabéns pelo volume de negócios e por fomentar a caprino e ovinocultura”, concluiu, José Lucas Mendes de Barros, um dos organizadores da exposição.

                                 


Durante a programação da 1ª Serra ExpoBerro, o Banco do Nordeste, contou com um stand a disposição do público presente para conhecer seus produtos e serviços, que no evento liberou R$ 2,5 milhões em projetos de investimentos para pequenos agricultores familiares para melhorias de suas infraestruturas produtivas,  através do Programa Agroamigo do BNB.  

 



A exposição também contou com uma programação de palestras e debates coordenada pela Profa. Ellen Karine Diniz Viégas, sob temáticas especificas: manejo, produtividade, sanidade e mercado da Caprino-ovinocultura, que foram realizadas pelos parceiros institucionais da equipe Técnica Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


                              

O Prof. José Geraldo Eugênio de França, palestrou sobre a temática:  Transferência tecnológica para maximização produtiva e seguridade econômica de propriedades rurais: O exemplo de sucesso da cooperação técnica entre a Prefeitura de Serra Talhada e a UAST.

A Profª. Ana Patrícia Souza de Lima e Profª. Eleonora Araújo Barbosa, palestraram sobre as temáticas: Seleção de Animais (Caprinos e Ovinos) Subtema 1: Seleção por características Fenotípicas; Subtema 2: Seleção de Matrizes e Reprodutores.

 

                                

Os Prof. Maurício Luiz de Mello Vieira Leite, Prof. Vicente Imbroisi Teixeira,  MSc. José Raliuson Inácio Silva e Prof. Thieres George Freire da Silva, palestraram sobre as temáticas: Produção de forragem: espécies e manejos.

Subtema 1: Principais forrageiras para o Sertão; Subtema 2: Leguminosas forrageiras; Subtema 3: Adubação de plantas forrageiras; Subtema 4: Manejo de água na irrigação.

 



As Profª. Ednéia de Lucena Vieira, Profª. Rossana Herculano Clementino e  Profª. Valéria Louro Ribeiro, palestraram sobre as temáticas: Do campo à mesa do consumidor: técnicas adotadas da produção de pequenos ruminantes para melhoria. Subtema 1: Cuidados com crias do nascimento ao desmame, do desmame a entrada a reprodução-terminação; Subtema 2: Resíduos como alimento alternativo para pequenos ruminantes; Subtema 3: Técnicas de abate para melhoria da qualidade da carne caprina e ovina.

 

*Foto visita no Stand BNB da equipe PROSPERA,  Samuel Castro do MI-MDR e Coordenador da Rota do Cordeiro Edmundo Gomes.*

A Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023, no dia (22/04), foi coroada com grande êxito ao final com a realização do Leilão presencial e virtual. No último dia do evento (23/04), encerrou com chave de ouro com a premiação dos grandes campeões da Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023. No comando dos julgamentos dos animais, ficaram a cargo da experiente sul-africana Colene Grevelink, Inspetora e Jurada Credenciada pela Associação Sul-Africana do Dorper, o Zootecnista e Inspetor técnico da ARCO, Gustavo Martins Ferreira, e o Médico Veterinário José Raphael Pilz Borba. O jurado de admissão foi o Médico Veterinário Salvador Jr.

 




Para Colene Grevelink, o grande destaque da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper foi, sem dúvida, ver a paixão dos criadores brasileiros pela criação, dando a certeza de um futuro ainda mais promissor para as raças. “Já julguei vários grandes campeonatos do Dorper em todo o mundo, como África do Sul, México e América do Norte, e digo que minha conclusão geral sobre a exposição é que os campeões, com certeza, serão muito competitivos em todos os países”. (fonte matéria: ABC-Dorper).

Toda a programação do evento foi acompanhada pela equipe da agência do Banco do Nordeste de Serra Talhada - PE, coordenada pelo Gerente Geral, Gustavo Torres e pelo Agente de Desenvolvimento, Josenildo Pereira e Adelmo Azevedo, da agência do BNB Floresta – PE, e pelo  Coordenador da Rota do Cordeiro MI-MDR e do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Territorial - Prodeter do BNB do Polo Sertão de Itaparica – PE, Edmundo Gomes.

 

Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB e Edmundo Gomes.

A Hora do Bode/Eloy Netto

Berrando Informações!

Comentários