PROGRAMA A HORA DO BERRO. TEM SEU PRIMEIRO HERDEIRO!



26 de Abril, mais um dia do programa hora do Berro. Murilo Gomes no seu editorial de hoje, falou dos benefícios e malefícios da comunição, se referindo as redes sociais. Lembrou que hoje as pessoas preferem falar com os vizinhos da Africa, da Europa, da Oceania, do que falar como o vizinho de parede, pelas redes sociais. Lamentou o radialista.

Em seguida uma ouvinte “assídua”, dona Otilia de Itabaiana, participou do programa, aboiando e mandando um forte berro a todos os ouvintes.

Murilo mandou os tradicionais “Berro” aos ouvintes do programa, que a cada domingo, vem crescendo. Dr Marcos Franco veterinário que participa do programa, respondeu as duvidas de criadores, e deu dicas veterinárias muito importante sobre mastite e hérnia nos testículos dos animais.

A mastite é uma das doenças de maior ocorrência em rebanhos leiteiros, e Dr Marcos começou alertando mais uma vez, sobre a higiene nos locais onde são feitas as ordenhas. A mastite é provocada por infecção mamaria nas cabras e ovelhas, a limpeza antes e depois de tirar o leite é de suma importância para evitar essa enfermidade. Dr Marcos sugere que o criador lave bem,as mãos antes de começar a ordenha, e utilizar um preventivo chamado de, pré-dipping e pós-dipping vendido nas lojas de produtos veterinários. Após tirar o leite ou amamentar, as cabras e ovelhas ficam cerca de 30 segundo a  um minuto, com as tetas(peito) sem proteção e diretamente expostos a bactérias e agentes patogênicos. Muito importante, não deixar os animais se deitarem depois da ordenha, ou melhor, deixar para alimentar as cabras e ovelhas depois que tirar o leite. Nos próximos dias o blog a Hora do Berro, publicara uma matéria falando sobre a mastite.
Logo depois marcos Franco falou de Hérnia em carneiros, quer comumente, é provocado por doenças infecciosa desde da gestação, ou por falta de higiene no parto, a exemplo da limpeza do cordão umbilical. Por isso a importância de sempre ficar passando iodo no cordão umbilical do recém-nascido ate cair, e não apenas nos primeiros dias de vida. Enquanto o cordão umbilical tiver exposto, o animal esta sensível e desprotegido, podendo a vim no futuro ter doenças como a hérnia nos testículos. Salientou Dr Marcos franco. Não é recomendável usar spray.

Foi retransmitido hoje na hora do berro, um áudio do programa “prosa rural” da Embrapa, onde falou da importância das associações  e união de criadores de caprinos e ovinos. Através das associações que muitos criadores estão melhorando seus rebanhos e tendo atendimentos técnicos para melhor orientar o criador.


E o programa A Hora do Berro, tem seu primeiro filho, se é assim que podemos dizer! Na cidade de Uauá-BA entrou no ar essa semana, em uma radio local, o programa “ O Berro do Bode”! Nos mesmo moldes da Hora do berro, levando informações e dicas aos criadores de caprinos e ouvinos de Uaua e região. Muito feliz, o radialista Murilo, desejou sucesso ao programa. 

Comentários