PROGRAMA A HORA DO BERRO!



Redação A hora do Berro, Eloy Netto.
Depois de algum tempo sem passar as informações do programa a hora do berro, devido a problemas técnicos na internet, hoje traremos tudo que foi debatido no programa “ Hora do Berro” na radio Jornal AM 540 Aracaju-se.
No dia de hoje 19 de Abril, o radialista Murilo Gomes iniciou a hora do berro, deixando sua mensagem otimista aos ouvintes. Logo depois religiosamente, mandou os berros aos ouvintes cativos do programa.

Murilo falou de uma reportagem no estado do ceará, onde a federação da agricultura e pecuária do estado cearense, repudiou o fechamento de 11 polos da CONAB. O Presidente da FAEC, Flávio Saboya,  disse indignado, que a CONAB perdeu totalmente sua razão de ser,com a decisão,pois trabalhou muito junto às associações de criadores e municípios, para ajudar a Conab na implantação  destes 11 polos  de comercialização que aproximaram mais o produtor da Conab e ajudaram nos momentos de crise causados pela estiagem. Com isso observamos que a crise do governo e a  péssima administração da presidenta Dilma, já esta começando atingir diretamente o homem do campo.

O problemática levantada pelos criadores no dia de hoje, foi as remelas nos olhos dos animais. Dr Marcos Franco orientou os criadores que, em primeiro lugar, a higiene dos apriscos ou currais devem ser costumeira para os donos de fazendas, pois alem de evitar, não so, os problemas nos olhos dos caprino e ovinos, evita outras doenças. A limpeza dos currais e dos apriscos, alinhada a passagem da “vasoura de bruxa”, é muito essencial para ter um local bem limpo para os animais, essa é a melhor forma de prevenção. Alertou Marcos Franco. Já os remédios veterinários, para ser aplicado nos animais que estejam com remelas ou ferida nos olhos, o Dr sugeriu que o animal seja separado dos demais, e que seja feito um tratamento a base de pomada oftalmológica de três a quatro dias, a pomada pode ser encontrada facilmente em loja de produtos veterinários. Marcos ainda lembrou que alguns criadores gostam de utilizar alguns tipo de spray, mais ele alerta que, se o animal estiver com ferida exposta, o spray afeta a mucosa do olho do animal, podendo afetar a visão do mesmo.


O retorno de João Teles foi um berro a parte, os ouvintes já estavam com saudades de João, pois o mesmo, é  que deixava os criadores bem informado dos eventos regionais e nacionais da ovinocaprinocultura brasileira alem de passar sua experiência como criador. Mais como um bom contador que João teles é, ele também passou dicas aos criadores e ouvintes, de como ser feito o imposto de renda.

Comentários