AGRICULTORA DE CHORROCHÓ-BA FAZ EXPERIÊNCIA COM SEMENTES DE MANDACARU E AUMENTA RENDA FAMILIAR


Redação A Hora do Bode
Em pleno sertão nordestino no município de Chorrochó-BA na comunidade do Rebolão, dona Iracir tira das plantas nativas do sertão, boa parte da renda familiar.
O Mandacaru planta típica do semi árido sertanejo, é uma das fontes de renda da família de dona Iraci Orcelina, onde  ainda serve para ajuda seu marido Damasio na alimentação dos bodes cabras e Ovelhas.




Dona Iraci no ano de 2007 um dos anos de forte seca, cansada de ir a caatinga corta e carregar mandacaru, resolveu  pegar as  semente do mandacaru para fazer mudas. Seu Damásio achou a ideia de Iracir sem sentido, achava que não iria dar certo. Mesmo assim a agricultora insistiu, e hoje dona Iraci com toda dificuldade da falta de água, produz sementes e mudas de mandacaru e já fornece a muitos agricultores da região. A ideia de D. Iracir já foi noticias em outros veículos de comunicação. Iracir já foi ate homenageada em congressos realizados pelas instituições que preservam o meio ambiente e órgão que fazem e promovem desenvolvimento no semiárido nordestino.


A agricultora já esta fazendo outras experiências com o mandacaru, ela já tem plantada em sua propriedade, mudas de mandacaru sem espinhos, e sempre preservando a caatinga sem fazer desmatamento. 

Comentários