TERRA NOVA TERÁ PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA OVINOCAPRINOCULTURA


Na última segunda-feira (10), aconteceu na sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Terra Nova (PE), uma reunião para apresentação de um projeto que visa incentivar a criação de caprinos e ovinos na região.

Representantes de associações de diversas localidades estiveram presentes ao encontro, assim como o prefeito do município, Aloismar Laerto Freire de Sá; o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Callou; o vereador Antônio Carlos; o Secretário de Agricultura, José Edvaldo David de Barros (Bado); e representantes do ProRural e do IPA.
O vice-coordenador do GTG (Grupo de Trabalho Governamental composto por oito municípios), Marcos Sá, iniciou a explanação do projeto. De acordo com Marcos, os participantes do programa serão beneficiados com kits de produção de forragens. Ele explicou que a produção de forragens é essencial para que os criadores de caprinos e ovinos tenham boa produção. "Não adianta ter melhoramento genético sem alimentação para o rebanho", frisou Marcos.

O projeto atenderá uma demanda regional, sendo que um matadouro específico para o abate de caprinos e ovinos será instalado na cidade de Salgueiro. Uma das principais preocupações dos criadores é a questão do transporte dos animais e da carne, já que terão que usar o matadouro da cidade vizinha.

O vice-coordenador do GTG explicou que é preciso que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e as associações se organizem no sentido de buscar, em conjunto, as melhores soluções. "Para transportar poucos animais de um único criador, o custo fica inviável, mas, se juntarmos cinco ou mais criadores, totalizando 20 ou mais animais, o gasto será insignificante", pontuou.

O prefeito anunciou que entrará com uma contrapartida no que diz respeito à disponibilização de uma sede para instalação de maquinário, bem como em outros tipos de incentivos. "Garanto a minha contrapartida até o final de 2016", observou Laerte, sinalizando que pretende incentivar o projeto durante toda a sua gestão.
Já o Secretário de Agricultura, José Edvaldo, aproveitou a oportunidade para informar que o início dos pagamentos do Seguro-Safra ainda não tem data definida.

Fonte: Capril Virtual


Comentários