VEJA O QUE ACONTECEU NO PROGRAMA A HORA DO BODE DO ÚLTIIMO DOMINGO 23 DE AGOSTO


Redação, A Hora do Bode
No último domingo 23, o programa A Hora do Bode apresentado por Eloy Netto na Radio Educadora AM de Belem do são Francisco-PE. Teve seu inicio falando das vantegens de se criar e produzir caprinos do quer bovinos no semiárido nordestino.
O blog pesquisou  e fez uma comparativo:


Dando continuidade ao programa, Eloy Netto fez uma entrevista com o medico veterinário Dr Marcos Franco, onde na oportunidade o medico falou sobre a mastite, inflamação da glândula mamária que ocorre como resposta, na maioria das vezes, a uma infecção por bactérias fugos e outros microorganismos. A doença é uma importante causadora de perdas econômicas em caprinos e ovinos, tanto nos rebanhos produtores de leite como nos produtores de cordeiros para corte, podendo ate, as cabras e ovelhas vim a perder as tetas e os umbres. “Se o criador descobrir esses sintomas em algum de seus animais, deve-se separar esse animal e aplicar a pomada MASTITE VACA SECA. O grande erro do criador, é quando acaba o período de mama das ovelhas, o criador não tira o resto do leite e não aplica a pomada. Aplicando a pomada, a mastite não volta na próxima gestação” Alertou o medico veterinário Dr Marcos Franco.

Marcos também indicou alguns remédios veterinários  contra a mastite, tipo: MASTIFIM E GENTATEC. Lembra o Dr, que o mastifim vaca seca só pode ser aplicado no fim da lactação. Dr Marcos também indicou algumas vacinas de prevenção a mastite, por exemplo: a vacina MASTEPLUS, podem ser aplicadas, 30m dias antes da parição, e trinta dias depois da parição, subsequente mais cinco doses de 60 em 60 dias.

Questionamos Dr Marcos, sobre os frequentes abortos tanto em cabras como em ovelhas aqui no sertão da Bahia e de Pernambuco? O Dr nos respondeu, explicando que poderia ser alguma planta toxica ou a brucelose. O bom é que o criador faça sua estação de monta(cruzar) no período do verão. Pois os cabritos e borregos iram nascer no inverno, onde essa epoca tem muita comida para oferta aos recém-nascidos. E nunca colocar sal mineral de boi para caprinos ou ovinos, pois pode trazer consequência grande aos animais.

O radialista Eloy netto também falou com Dona Fátima Riberio, umas das organizadora da 36ª EXPOUAUÁ-BA. Uma das maiores exposição de caprinos e ovinos do nordeste. “Mais de 700 animais estiveram expostos na Expouaua, sendo que mais de 270 animais foram para julgamento na pista, a exposição esta sendo um sucesso, pois esta fortalecendo a caprinovinocultura da região”Disse Fatima Ribeiro.
Cursos de queijo, de cortes de carnes de bode, apresentações culturais, também abrilhantarem a EXPOUAUÁ.

No final do programa, o radialista Eloy Netto com sua cabritinha, mandou varios Beeeerros para os ouvintes do programa!

Comentários