CRIADORES DA REGIÃO DE JACOBINA INVESTEM NA PRODUÇÃO DE CARNE OVINA


O tempo em que a ovinocultura se resumia a uma pequena criação destinada ao abate para consumo caseiro parece estar ficando para trás. Com o aumento da demanda pela carne por consumidores exigentes e o surgimento de frigoríficos especializados no abate de cordeiros, produtores da região de Jacobina estão se profissionalizando e investindo em melhoramento genético, nutrição, sanidade e gestão do negócio com o objetivo de abocanhar uma fatia deste mercado, hoje abastecido praticamente por carnes oriundas de outras regiões.

Nesta segunda-feira (2), diversos criadores de Jacobina, Miguel Calmon, Serrolândia e Ourolândia se reuniram, para tratar da formação de um Núcleo de Criadores e Confinadores de Ovinos na Região. Com a finalidade de organizar a atividade e produzir o cordeiro especial. O encontro aconteceu na fazenda do médico e criador Ricardo Valois, que também é entusiasta desse novo momento da ovinocultura da região.

"Criar como se fazia antigamente é inviável", afirma o produtor Zilton Alves. Ele afirma que é preciso investir nas pastagens, com adubação e irrigação, o que reduz gastos com ração, melhorando na qualidade do rebanho, garantindo uma carne de ponta, à altura do produto que atualmente chega de outras regiões da Bahia e de outros estados.

Fonte: Capril Virtual


Comentários