FORTALECIMENTO DA CADEIA DE CAPRINOS E OVINOS É TEMA DE REUNIÃO NO SINDISMUC.


Representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Rural de Cedro, juntamente com técnicos do Pro - Rural estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (04), no Sindismuc, para incentivar às comunidades rurais do Cedro e Região  a adotar o desenvolvimento da cadeia produtiva de caprinovinocultura, identificada como a mais forte cadeia produtiva na região. 

O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Meio Ambiente oportunizou aos criadores a trocar experiências e sanar suas dúvidas.
De acordo com o Grupo de Trabalho Governamental – GTG de caprinos e ovinos de Pernambuco, o governo estadual colocou, à disposição, 16 milhões de reais, sendo 3 milhões para a cadeia produtiva e 13 milhões para as cisternas de seis mil litros e calçadão, atendendo os 8 municípios do Sertão Central. O projeto também prevê a aquisição de um trator equipado com ensiladeira (colhetadeira) para atender as localidades. O objetivo é melhorar  o manejo, a produção e a comercialização dos rebanhos, alavancando a economia na região.
Na reuniões do GTG, cada município apresenta suas reais necessidades. Salgueiro garantirá um Abatedouro Público para atender as demais cidades, enquanto Cedro enviou para execução do recurso o projeto que diz respeito à implantação de um poço artesiano. Para o secretário de agricultura, Cícero Barros, a Caprinovinocultura trará maiores benefícios à eficiência da produção.

"Esse projeto vai trazer alívio para os criadores, principalmente no período de estiagem prolongada, nos dando um suporte para a criação de animais, que inclui desde a perfuração de poços até a compra de equipamentos e reprodutores. Nosso objetivo é expandir a criação desses animais”, explicou Cícero.

O prefeito Josenildo Leite Soares participou do encontro e pediu aos criadores para "reorganizar suas atividades sociais e buscar o fator produtivo, com intuito de alavancar a econômica e gerar mais empregos no município". Neguinho destacou que o Cedro "favorece as condições ideais para impulsionar qualquer atividade, onde há água em abundância e terra fértil". 

Estiveram presentes a Analista em Desenvolvimento Territorial, Ângela Santos, os técnicos de supervisão de campo, Edmilson de Moraes, Antonio de Sá e Alindo Silva, além de Manoel Gondim, (vice -coordenador do GTG), João Juza (Presidente do Conselho Rural de Cedro), Vital Barros (Secretário Políticas Agrária e Agrícola - STR), Gilberto Conrado (Secretário de Organização e Formação Sindical e Coordenação das Mulheres - STR) e Manoel Leal (IPA).
Após a reunião, o secretário Cícero Barros almoçou com as autoridades na sua residência, no Sítio Cedro Velho.

Comentários