O PAPEL DO CAPRINO BOER NA AGRICULTURA - E DEMAIS CAMPOS

O PAPEL DO CAPRINO BOER NA AGRICULTURA - E DEMAIS CAMPOS

Escolhi este título para o artigo visando ampliar a compreensão sobre as razões pelas quais o caprino boer atende a diversos propósitos e adapta-se nos mais variados ambientes, o que faz desta maravilhosa raça, talvez, a espécie viva mais versátil do planeta.

Nenhum dia se passa em que não pense comigo mesma, "como deixamos de reconhecer tantos benefícios advindos desta raça, até hoje?”

Estamos aqui, pleno século XXI, e os caprinos têm feito parte da história da humanidade desde os tempos bíblicos. Certamente, são confiados como nossos mantenedores ao longo dos séculos, mas não há um entendimento relativo aos muitos atributos e finalidades da espécie, senão ao sacrifício em algumas culturas.

O caprino, como se apresenta em nossos dias, continua sendo um provedor de nutrição - leite e carne, com benefícios paralelos como fibra e pele, mas vejamos além deste caráter substancial. Seu tamanho sempre foi vantajoso para o homem, pois a espécie pode fornecer carne suficiente sem ser grande demais. Caso necessário pode-se abater mais de um animal.

Podem ser domesticados facilmente, tornando-se mais quietos e dóceis. Isto significa que o manejo pode ser feito por mulheres e crianças. São fáceis para desmame e um único animal pode ser suficiente para determinadas ocasiões, porém, se necessário, lá estará mais uma cabra disponível. Sendo assim, em termos gerais, os caprinos estiveram sempre "lá", assim como as galinhas.

Foram necessários 100 anos para os criadores da África do Sul, reconhecerem e atingirem o potencial racial do boer moderno. Através da seleção e aplicação, tentativa e erro, o enobrecido caprino boer emergiu. Como sabemos, foi refinado de uma antiga, rústica e quase cômica aparência para o animal esplêndido que o é nos dias atuais.

Parabéns aos boerzeiros sul-africanos, devo dizer. Sua visão foi surpreendente. Há pouca necessidade de descrever o "boer" moderno, mas gostaria de chamar atenção aos seus pontos mais finos, que o diferencia das demais raças.

Os dois atributos mais marcantes foram "fechados" como base das características raciais, e são sua produção de carne e sua produtividade em termos gerais.

Entretanto, devemos destacar outros atributos: comportamento (gentil e sereno),
uniformidade de cores, tamanhos e formas, habilidade materna, fertilidade, e o atributo mais excepcional de todos: requinte e nobreza.

Agora, extremamente atraentes na aparência, com peles sedosas, orelhas grandes e um indescritível ar de tranquilidade e segurança, o caprino boer foi "promovido" e está ao lado da mais honrada espécie de todas, a equina.

Minha preferência pessoal é a cauda, que deve sempre apontar para cima (a não ser que não seja perfeita). Este atrevimento corrobora na manutenção de sua personalidade, causando o efeito “fell good", aquele “sentir-se bem”, o que faz o caprino boer irresistível aos criadores que apreciam agilidade, estilo e beleza.

Então, através de um milagre da natureza e do homem, o caprino boer é uma raça para ser honrada e admirada.

Eles servem como "produtores de carne nutritiva e saudável", para os criadores comerciais dedicados. São magníficos reprodutores. Quando manejados profissionalmente, podem gerar muito dinheiro. Tratam-se de criaturas de múltiplos usos, controlando pragas e ervas daninhas. Enfim, são criaturas de grande beleza, perfeitos como hobby ou para exposições, por exemplo. Eles são companheiros, terapêuticos e nossos amigos.


Celia Burnett - Smith
Portal do Boer

Comentários