REGIÃO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, BEM QUE NECESSITA DESSAS INICIATIVAS POR PARTE DO PODER PUBLICO.

 Capacitação de agricultores familiares fortalece manejo de caprinos

Agricultores familiares baianos, contemplados pelo edital de apoio à caprinovinocultura do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram capacitados em Manejo do Rebanho, no município de Oliveira dos Brejinhos.

A capacitação, que teve como objetivo a difusão de novas tecnologias voltadas para a cadeia produtiva de caprinos, contou com a participação de 30 agricultores dos Territórios Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande, que receberam orientações sobre alimentação do rebanho e boas práticas para a criação dos animais.

Marcélia Almeida de Oliveira, da Associação Comunitária de Caprinocultores de Várzea Alegre, do município de Oliveira dos Brejinhos, foi uma das beneficiadas pelo edital do Bahia Produtiva. A agricultora foi contemplada com um kit de criação de caprino e dez matrizes. “Foram dois dias muito produtivos. Aprendemos várias maneiras de melhorar nosso rebanho. Algumas coisas até sabíamos, mas a gente não dava muita importância, como por exemplo, o manejo sanitário dos animais”.

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a capacitação foi realizada visando melhorar o manejo do rebanho e obter maior rendimento, além de promover uma troca de experiências entre os produtores. “Nosso próximo passo é implantar Unidades de Referência que possam servir de modelo para agricultores da região, onde serão desenvolvidas técnicas adequadas para o trabalho com caprinos”.

Cabral destacou que os produtores selecionados para a implantação dessas unidades terão acesso à novas tecnologias e a visita de outros agricultores que terão oportunidade de apreender novas práticas de manejo.

Com o foco na dinamização das cadeias produtivas da caprinocultura de corte e leite e da ovinocultura de corte, o Bahia Produtiva selecionou 65 projetos, por meio do edital de caprinocultura, que já estão em andamento em toda a Bahia. O objetivo é promover a inclusão dos agricultores familiares e empreendedores da economia solidária no processo produtivo.


Estão sendo investidos R$20 milhões em ações de fortalecimento dessa cadeia produtiva, como a construção de apriscos, distribuição de matrizes e reprodutores, aquisição de equipamentos e veículos e implantação de reserva forrageira, para promover o desenvolvimento socioeconômico de agricultores familiares, por meio da inclusão no mercado, agregação de valor e expansão da escala de produção.

Secretaria de Desenvolvimento de Agricultura da Bahia

Comentários