OAB-BAHIA REALIZA 1º FÓRUM DO AGRONEGÓCIO EM SALVADOR



 
Foi realizado na manha de ontem 15 de março no auditório Salvador Trade Center na capital baiana Salvador, 1º Fórum baiano do Agronegócio da OAB Bahia.

O evento realizado Pela Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-BA, contou com inúmeros convidados do agronegócio e autoridades, a exemplo do Secretario Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do estado da Bahia Wallison Tum e do presidente do conselho administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR Humberto Miranda.




Em sua Fala o secretario Tum, enfatizou o potencial que a Bahia tem na agricultura como também na mineração.  Tum falou que a Bahia tem como ampliar o que já existe, pois temos terras e clima favorável o ano todo á agricultura. A infraestrutura do estado como exemplo das estradas e energia, portos pra escoamento da produção baiana, restruturação da Agencia de defesa Agropecuária da Bahia-ADAB e a mão de obra qualificada, ainda são gargalos a ser debatidos, segundo o secretario. A Bahia é a bola da vez no pais para o agronegócio e mineração, investidores de outros estados estão vindo produzir laranja no oeste baiano, pelo atrativo das terras em abundância e clima.

Wallison Tum demostrou que irá se empenhar para solucionar todos esses desafios a frente da SEAGRI, em parceria com entidades importantes como a OAB, SENAR, Assembleia Legislativa da Bahia, IBAMA e empresas privadas. O Poder publico e os empresários, tem que sempre andarem juntos, isso é bom para o agronegócio e para o social. Citou o programa Bahia sem Fome, que através da SEAGRI e o Agronegócio, vão tirar milhares de baianos da fome.




O Presidente Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia-FAEB /SENAR Humberto Miranda, também iniciou também suas falas elogiando a OAB-BA pela iniciativa do Fórum de Debates.

Humberto também falou da quantidade de terras agricultáveis que a Bahia tem onde podem haver investimentos sem a necessidade de desmatamento. Miranda lembrou que o semiárido também precisa de investimentos e desenvolvimento,  hoje temos ciência tecnologia e pesquisa para gerar riquezas promoção de oportunidades e educação no semiárido. Disse o presidente do SENAR. Humberto ainda citou que a Bahia teve um peso decisivo nas eleições de 2022, e temos que usar esse peso politico em beneficio da Bahia, principalmente no agronegócio, pois a Bahia ainda é um dos estados mais pobres do país. A Bahia é o estado que mais tem beneficiários da bolsa família(auxilio Brasil).

É o momento da Bahia sim, e esse peso politico precisar ser revertido em infraestrutura, assistência técnica, educação rural, uma forma de incluir as pessoas, educando qualificando, capacitando as pessoas para que elas tenha oportunidades. Disse  Miranda.

Presidente Humberto concluiu sua fala citando um trecho de uma musica de Luiz Gonzaga“ a esmola envergonha o homem, ou mata de vergonha o cidadão.”

 

                        


Blog A Hora do Bode-Eloy Netto

Comentários