PRODETER - GERENTE ESTADUAL DO BNB PARTICIPOU DE ENCONTRO SOBRE A NOVA REALIDADE DA OVINOCAPRINOCULTURA EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO – PE.

 


Missão técnica do Banco do Nordeste participaram nos dias 12 e 13/04/2023, de visita técnica e encontro com parceiros sobre a nova realidade da Ovinocaprinocultura em Belém do São Francisco – PE. A Gerente da Célula de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do Banco do Nordeste em Pernambuco, Joaísa Rodrigues, foi  acompanhada pelo agente de desenvolvimento, Adelmo Azevedo e pelo Coordenador da Rota do Cordeiro MI-MDR e do Programa de Desenvolvimento Territorial - Prodeter do BNB do Polo Sertão de Itaparica – PE, Edmundo Gomes.

 



No primeiro dia a equipe visitou as instalações da Granja do Valle, avicultura de postura do empresário Alexsandro Brandão. O objetivo da visita foi mostrar a importância do empreendimento que vai gerar emprego e renda na região. Além de cliente do Banco do Nordeste, o empresário Alexsandro está apoiando também a ovinocaprinocultura local, onde faz parte da cadeia produtiva com uma fábrica de rações.

 



No roteiro, a equipe visitou o Memorial dos Bonecos Gigantes, Zé Pereira e Vitalina, os primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, onde conheceu um pouco da cultura local e do turismo. Destaque no texto que o Memorial dos Bonecos Gigantes é um importante ponto turístico da região e que as iniciativas da Rota do Cordeiro Itaparica PE e do Prodeter do Banco do Nordeste também  está contribuindo para o fortalecimento do turismo na região.

 



A missão técnica visitou a propriedade rural do criador, Jader Herculano, que faz parte dos Programas Super Berro e Super Berro Genética, da Rota do Cordeiro do Polo Itaparica, e do Prodeter - BNB. A equipe conversou in loco com o associado Pedro Gomes, e tiveram a oportunidade de conhecer animais PO de origem de transferência de embriões (TEs), que são projetos realizados pelo SEBRAE e Super Soluções, com recursos do AGRONORDESTE SEBRAETEC, do Programa Força Local -  Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE e outro com recursos do Edital do Banco do Nordeste.

 



A tarde a equipe técnica participou de um Dia de Campo na propriedade do agricultor e criador Dorgival Júlio dos Santos, na Fazenda Poço da Volta. No evento, os técnicos da Super Berro Genética, coordenada por Dr. Fhelipe Viana Quaglia, especialista em reprodução de ruminantes, com experiência de 15 anos em embriologia, realizou implantes de 39 embriões, projeto inovador para aprimorar a genética dos animais da região. O evento também contou com a participação dos alunos do Curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF, empresários e agricultores/criadores da região.

 



No dia 13/04, o roteiro culminou no encontro de palestras e debates realizado na Câmara Municipal de Vereadores, sobre a nova realidade da Ovinocaprinocultura em Belém do São Francisco e no território do Polo do Sertão de Itaparica -PE. O evento contou com palestra da Gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do Banco do Nordeste, Joaísa Rodrigues, sobre o tema Política de Desenvolvimento Territorial do BNB, Programa Prodeter, que é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.

 



Também contou com palestra de José Lucas Mendes de Barros, consultor do SEBRAE-PE, da Super Soluções e Catolé Real, sobre o Programa Super Berro e Super Berro Genética, que apresentou soluções tecnológicas, iniciativas e experiências exitosas voltadas para estruturação, produtividade e desenvolvimento da ovinocaprinocultura na região.

 





Para o coordenador da Rota do Cordeiro e Prodeter-BNB, Edmundo Gomes, a visita da missão técnica foi uma oportunidade única para consolidar a parceria das instituições e mostrar de perto as ações que estão sendo executadas na região, como iniciativas de desenvolvimento local que visam o fortalecimento das cadeias produtivas do território.



“É fundamental que o Banco do Nordeste e a Rota do Cordeiro MI-MDR continuem apoiando os projetos do SEBRAE e outros parceiros, que se dedicam a promover inovação na área rural, aspecto fundamental para o desenvolvimento da região”. Concluiu Edmundo Gomes.

 


O criador Dorgival Julio, destacou sua satisfação de participar do projeto da Super Berro Genética com apoio do SEBRAE-PE, que é muito importante contar com o apoio do Banco do Nordeste e das iniciativas de desenvolvimento territorial, que estão contribuindo para fortalecer a economia local e gerar emprego e renda para a população.

 

Com Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB e Edmundo Gomes.

A Hora do Bode/Eloy Netto

Comentários