PRODETER - BNB E PROGRAMA AGROAMIGO PLANEJA AÇÕES DE CRÉDITO NA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL EM ITACURUBA - PE.

 


O Banco do Nordeste realizou palestra, na última quarta-feira (03/05), na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), na Câmara Municipal de Vereadores no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica, em Pernambuco. O  Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, apresentou as ações da Ovinocaprinocultura fomentada pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste e pela Rota do Cordeiro, inerente ao Programa Rotas da Integração, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MI-MDR).

 

A coordenadora do Programa Agroamigo da agência do BNB Floresta - PE, Mirelle Guimaraes, apresentou as linhas de crédito para investimentos produtivos no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), pelo Agroamigo Mais e Agroamigo Crescer.

A reunião  foi uma oportunidade para debater com os agricultores os principais problemas na emissão do CAF – Cadastro Nacional do Agricultor Familiar e melhorar as parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, (STR), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretaria Municipal de Agricultura e CMDRS.

 


O Agente de Crédito, Geovanildo Leal, destacou a dificuldade para localizar os  clientes com cadastros vencidos junto ao Banco. Concluiu informando que no dia 10/05, às 08:30 da manhã, será realizada uma Palestra Informativa do Agroamigo no Auditório da Secretaria de Educação, que terá como objetivos a elaboração de projetos de investimentos produtivos para os agricultores familiares do município de Itacuruba – PE.

 


O agente de desenvolvimento, Adelmo Azevedo, informou que o Território do Sertão de Itaparica, receberá em breve, um Centro de Referência de Reprodução Genética de Ovinos e Caprinos, que promoverá práticas reprodutivas eficientes e melhorias genéticas do rebanho na região. O espaço será implantado nas instalações do IF Sertão em Floresta - PE, que receberá as adaptações necessárias para receber as obras que serão executadas pela Codevasf. Concluiu destacando que esta ação faz parte da carteira de projetos do Programa Rota do Cordeiro do MI-MDR e Plano de Ação Territorial do Prodeter-BNB.

 

A reunião contou com a presença dos seguintes participantes:

Denilson dos Santos Marcos – Coordenador do CMDRS

Emanuel Guedes – Secretaria Municipal de Agricultura

Padre Adriano Ferreira – Igreja Católica

Silvio Freire – IPA / Câmara Municipal de Vereadores

Marivan João de Sá – STR -Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Valdeci Ana dos Santos – Quilombo Poço dos Cavalos

Mirelle Menezes Guimaraes – Coordenadora do Programa Agroamigo

Geovanildo Antônio de Sousa Leal – Agente de Crédito do Agroamigo

Bruno Araújo Silva - Agente de Crédito do Agroamigo

João Helio Nunes - Agente de Crédito do Agroamigo

Adelmo de Souza Azevedo - Agente de Desenvolvimento do BNB.

 

Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB-A Hora do Bode/Eloy Netto

Berrando Informações.

Comentários