Picanha, pernil,
paleta, carré francês. Cortes de Carneiros para pratos finos ao alcance dos
consumidores do Vale do São Francisco. Neste sábado (25) será disponibilizada
uma nova remessa.
Um Supermercado de
Juazeiro e outro de Casa Nova, ambas as cidades no norte da Bahia, estão
investindo em um novo produto para atrair os consumidores. Quem for ao
Mercadinho Econômico de Juazeiro comprar carne ganhou a possibilidade de
adquirir cortes especiais de carneiros. O que antes era disponibilizado apenas
em cortes de carne bovina, agora também é possível levar para casa picanha,
pernil, paleta, costela, lombo e até carré francês de ovinos.
Parceria
Através uma parceria
com o IDESA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci, abatedouro Campo
do Gado e o Projeto Bioma Caatinga do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, o
Mercadinho Econômico treinou os funcionários que trabalham no setor de carnes
para fazerem os cortes no próprio estabelecimento. O curso foi oferecido pelo o
IDESA que contratou um profissional especializado em cortes para orientar os
funcionários do mercadinho. O abatedouro Campo do Gado é responsável pelo o
abate e inspeção dos animais e o Bioma Caatinga somou ao projeto à orientação
técnica e gerencial as empresas envolvidas.
Animais diferenciados
Os animais utilizados
para os cortes especiais são produzidos na Fazenda Icó que fica no Distrito de
Itamotinga, em Juazeiro-BA, fazenda modelo do Projeto Bioma Caatinga. Lá, os
animais recebem todo o manejo adequado como vacinação, vermifugação,
alimentação e água em abundância para serem abatidos com idade entre quatro a
cinco meses de vida, o que possibilita uma carne macia e saborosa sem muita
gordura, o que a torna mais nutritiva. Atualmente estão sendo abatidos vinte
cordeiros por semana com peso médio de 12 kg de carcaça. Mas esse número pode
aumentar à medida que o consumo cresça. Outras duas empresas que trabalham de
maneira semelhante à Fazenda Icó devem passar a fornecer animais também nas
próximas semanas.
Nova forma de gestão
Para garantir a
viabilidade do negócio foi criado um conselho gestor com representantes das
fazendas, do mercadinho, do Projeto Bioma Caatinga, do abatedouro Campo do Gado
e dos consumidores. É esse conselho que define preços, a cota de cada empresa
envolvida no processo e as regras do fornecimento e comercialização dos
animais. As decisões são tomadas em conjunto com a participação de todos. Para
o coordenador geral do Projeto Bioma Caatinga, Robério Araújo, a chegada desses
cortes especiais ao mercado é a concretização de um sonho. “Quinze anos de
insistência, mas enfim, hoje estou levando para casa o que sempre imaginei que
um dia chegaríamos. Demorou, mas chegou a hora”. Disse Robério com ar de
satisfação. Os consumidores também aprovaram o novo produto. O empresário
Josenato Medrado estava fazendo compras no Mercadinho Econômico e aceitou a
sugestão de uma funcionária de levar para casa um dos cortes especiais de
cordeiro. O resultado foi surpreendente. “A picanha de carneiro ao forno ficou
dez. Recomendo”. Disse o empresário satisfeito com a experiência.
Casa Nova
Na cidade Casa Nova-BA,
é o Supermercado Pereira que está investindo na comercialização de cortes
especiais de ovinos e caprinos. A empresária, Elizângela de Souza Silva, por
orientação dos técnicos do Projeto Bioma Caatinga, contratou uma equipe do
SENAI Petrolina para treinar sua equipe de açougueiros. Foram três dias de
curso dentro do próprio estabelecimento. Os funcionários receberam aula teórica
sobre noções de manejo e higiene com a carne e também aulas práticas para
aprender a fazer os cortes especiais.
“Quando a gente traz
pessoas de fora, capacitadas, para dentro da empresa para implantar coisas
novas, nossa empresa cresce”. Frisou Elizângela. O açougueiro Adelino Valadão
Nascimento também ficou satisfeito. “Eu nem sabia que tinha esse tipo de corte.
Pratiquei, aprendi e vou continuar praticando”. Disse ele.
Para a consultora de
empresas do SENAI, Ana Paula Barroso, uma das instrutoras do curso, quando o
comerciante disponibiliza cortes especiais aos seus clientes, ele agrega valor
ao seu produto. “Se o comerciante for vender apenas a manta, ou seja, a carne
retalhada ou ela fresca mesmo sem retalhar, vai vender todo o animal a um único
preço por quilo. Já com os cortes especiais ele pode vender o carré de um
preço, o pernil de outro preço, a picanha de outro e assim ter um lucro
melhor”. Explicou Ana Paula.
O curso realizado no
Supermercado Pereira foi viabilizado pelo o SEBRAETEC, que subsidiou 70% dos
custos do contrato com o SENAI. O SEBRAETEC é um instrumento do SEBRAE que
permite às empresas de qualquer setor econômico o acesso subsidiado a serviços
em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos e/ou à
introdução de inovações nas empresas e mercados.
Por: Josenaldo
Rodrigues/Açãopopular.net
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